Tratamento para Tuberculose: Causas e Medicamentos

A Tuberculose é uma doença de origem bacteriana e que ataca, principalmente, os pulmões. Causando problemas respiratórios e impedindo que esse órgão desenvolva suas funções normalmente. Além disso, com o avançar da Doença ela pode atacar outros órgãos e assim comprometer todo o funcionamento do organismo. Ela é uma doença infecciosa e pode ser fatal em casos onde não se tem o tratamento adequado. Além disso, a prevenção da doença desde crianças é algo essencial para evitar ela no futuro. Se você quer saber mais sobre a Tuberculose, sintomas, causas e tratamento. Continue lendo o nosso artigo!

Sintomas da Tuberculose

O maior problema da Tuberculose é que por muitas vezes ela não tem sintomas aparentes e mesmo quando tem, são ignorados por anos. Então quando se descobre a doença ela já está em um estágio avançado.

Os principais sintomas da Tuberculose são:

  • Tosse intermitente. Principalmente a tosse seca
  • Cansaço excessivo e sem motivo aparente.
  • Febre baixa em determinados períodos do dia
  • Suor noturno
  • Anemia
  • Palidez
  • Falta de Apetite
  • Emagrecimento rápido e acentuado
  • Fraqueza
  • Voz rouca
  • Prostração

Quando a doença já está avançada pode causar também grande dificuldade em respirar, perda de sangue e colapsos no pulmão.

Causas da Tuberculose

A Tuberculose é uma doença causada por infecção bacteriana e que ataca principalmente os pulmões, podendo se espalhar pelo corpo e comprometer o funcionamento de vários órgãos. Além disso, ela pode também ser transmitida pelo contato direto de pessoa a pessoa. Por isso lugares com grandes aglomerações de pessoas pode ser local propício para ela se espalhar. A saliva, suor, tosse e até mesmo falar muito próximo de outra pessoa, pode transmitir a bactéria. Mas também existem alguns fatores que podem contribuir para a baixa das resistências do corpo e assim deixar o organismo mais vulnerável para a Tuberculose. Como a má alimentação, o Tabagismo, alcoolismo, má higiene, uso de drogas e até mesmo outras doenças que baixam a imunidade. Atualmente a Tuberculose já não é mais considerada uma epidemia no país, pois já foi controlada. Ainda assim é necessário tomar atitudes para que a doença não se manifeste.

Tratamento eficazes para Tuberculose

O tratamento para a Tuberculose é totalmente eficaz e com chances de cura altíssimas, desde que o paciente siga corretamente todo o tratamento. O processo pode durar entre seis meses até dois anos para acabar definitivamente com a bactéria do organismo. No geral é possível fazer isso em seis meses com o uso de antibióticos, o grande problema é a maioria dos pacientes desistem do tratamento antes do tempo, por já se sentirem melhor. Isso faz com que a bactéria continue no organismo e possa voltar a manifestar os sintomas mais tarde. Por isso, é de extrema importância fazer o tratamento indicado pelo médico até o final. A Tuberculose também pode ser evitada pela vacinação das crianças, que tomam a vacina BCG, que atualmente é aplicada em dose única. E é suficiente para proteger e evitar o aparecimento dessa doença no futuro.

Deixe um comentário