Tratamento para Trombose: Causas e Medicamentos

A Trombose é uma doença que provoca o acúmulo de sangue nas veias, principalmente em locais como as pernas. Os locais ficam extremamente inchados e podem prejudicar a locomoção, além de trazer diversos prejuízos à saúde.

Essa doença, impede a circulação normal do sangue faz com que ele fique acumulado em determinadas veias.

Existem dois tipos de Trombose, a superficial e a profunda, mas todas as duas devem ser tratadas o mais rápido possível para não trazer sequelas ou danos maiores para quem tem a doença.

[crp]

Esse problema tende a acontecer em sua maioria em mulheres, mas há casos de homens que têm trombose também.

Sintomas

Existem sintomas gerais e alguns específicos para o tipo de Trombose. Os sintomas gerais são dores pelas pernas, inchaço, sensação de queimação, edema na perna, e mudança de cor do local com Trombose, que tende a ficar mais vermelho e até mesmo azul.

Já os sintomas específicos estão relacionados ao tipo da doença que cada pessoa manifesta. Por exemplo

  • Trombose nas pernas: Vermelhidão, dores locais, sentir que tem peso fazendo força sobre as pernas. Sensação de queimação que vai ficando cada vez mais intensa. Falta de circulação sanguínea e dificuldade de mexer as pernas e de caminhar.
  • Embolia pulmonar: A Trombose pode ter sintomas diretamente relacionados aos órgãos que não recebem mais o sangue de maneira adequada e suficiente. Nesse caso pode-se apresentar falta de ar, dificuldade de respirar, tosse e cansaço
  • Trombose cerebral: Nesse tipo, é comum sentir sintomas de AVC, formigamento pelo corpo, dificuldade de fala, visão embaçada e até paralisia de uma parte do corpo.

Causas

A Trombose ocorrer quando não existe circulação correta do sangue e ele acaba ficando parado em nas veias e prejudicando assim todo o sistema circulatório. Existem alguns fatores de risco que levam a provocar esse problema de circulação sanguínea, como:

  • Ficar sentado durante muito tempo: Permanecer em uma mesma posição, seja sentado ou deitado, por muito tempo impede a circulação normal do sangue.
  • Uso de anticoncepcionais: Algumas marcas inclusive já foram proibidas devido ao número de casos de mulheres com trombose após o uso deles.
  • Obesidade, por causa do peso sobre as pernas e o corpo em geral.
  • Problemas genéticos de hipercoagulação
  • Gravidez e o aumento da pressão sobre as pernas.
  • Problemas cardíacos
  • Pessoas com mais de 60 anos.

Tratamento

A Trombose pode ser diagnosticada por meio de exames de sangue, ultrassonografias, tomografias e outros exames.

O tratamento é feito com o objetivo de diminuir o coágulo, melhorar a circulação do sangue, impedir que atinja outras áreas do corpo. E principalmente impedir que a pessoa tenha trombose novamente.

Apenas em casos mais graves é necessário a internação do paciente. Mas se descoberta no início o tratamento pode ser feito em casa mesmo.

O médico poderá indicar medicamentos apropriados que ajudam a melhorar a circulação e a diminuir o coágulo. Meias de compressão nas pernas e filtros nas veias para impedir que o coágulo de sangue chegue aos pulmões.

O tratamento pode ser concluído em pouco mais de um mês, dependendo do estágio que o paciente descobre a doença. Por isso, aos sinais dos sintomas é necessário procurar um médico o mais rápido possível.

Deixe um comentário