Tratamento para H1N1: Causas e Medicamentos

A H1N1 é uma doença que possui sintomas parecidos com o da gripe, porém pode trazer consequências mais graves para quem a contrai. Também conhecida como Gripe Suína, ou Influenza A ela é transmitida pelo mesmo vírus causador da Gripe.

Ficou popularmente conhecida por causa da epidemia mundial entre 2009 e 2010. Apesar de não ser mais considerada epidemia, ainda deve ser prevenida e tratada assim que aparecer os primeiros sintomas. Pois em casos mais graves pode levar à morte.

Sintomas

[crp]

Os  da H1N1 são praticamente os mesmos da gripe comum, febre, mal estar, dores musculares, problemas respiratórios, sentir mais frio que o normal, indisposição e coriza.

Mas não para por ai, a Gripe Suína pode apresentar mais sintomas, que podem complicar o quadro do paciente. Quando não tratada corretamente a gripe H1N1 pode levar a morte.

Outros sintomas que podem aparecer com essa gripe são:

  • Náuseas
  • Vômitos
  • Diarreia
  • Insuficiência respiratória
  • Dor de cabeça
  • Tosse
  • Espirros

Apesar de os sintomas serem praticamente os mesmos do que de uma gripe normal, a Influenza A é muito mais séria e por isso deve ser tratada corretamente. Por isso, assim que apresentar os sintomas acima procure ajuda médica para se tratar.

Causas

A H1N1 é também conhecida como Gripe Suína exatamente por ter se descoberto que o vírus que a transmite tem origem em porcos. E devido as mutações genéticas passou a infectar também os humanos.

Assim como outras doenças causadas por vírus e assim como a própria gripe, a H1N1 é transmitida por meio de secreções, contato direto com saliva, por exemplo, ao beijar alguém infectado pelo vírus. Tossir ou espirrar muito perto de alguém também pode ser uma maneira de contaminar a pessoa com o vírus.

No geral, o vírus começa a se manifestar em uma pessoa cerca de 4 dias após a contaminação, a partir desse momento ela já pode estar transmitindo o vírus para outras pessoas. Por isso é necessário evitar contato direto com quem tem o vírus.

Tratamento

O tratamento da H1N1 é praticamente o mesmo que o de uma gripe normal. No geral são indicados o uso de analgésicos para as dores e antitérmicos para baixar a febre. Além de pastilhas para garganta ou xaropes recomendados pelo médico.

Porém, é preciso fazer um acompanhamento durante o período da gripe, pois caso ela não seja tratada adequadamente pode ter consequências sérias, principalmente relacionadas a problemas respiratórios, que podem levar o paciente a morte.

Outras maneiras de prevenir tratar a H1N1 é de modo caseiro, utilizando chás para gripe, repouso absoluto, utilizar própolis, chá de Gengibre e mel e comer alimentos que melhoram a imunidade.

Além disso, prevenir o contágio é muito importante e já existe vacina para a gripe H1N1. E você pode tomar alguns cuidados como:

  • Lavar as mãos sempre, principalmente quando chegar em casa e de preferência com álcool em gel.
  • Beber muita água
  • Evitar contato com pessoas infectadas com vírus.
  • Não compartilhe objetos pessoais com pessoas infectadas.

Essas são medidas simples, mas muito eficazes para evitar qualquer tipo de gripe!

Deixe um comentário