Tratamento para H1N1: Causas e Medicamentos

A H1N1 é uma doença que possui sintomas parecidos com o da gripe, porém pode trazer consequências mais graves para quem a contrai. Também conhecida como Gripe Suína, ou Influenza A ela é transmitida pelo mesmo vírus causador da Gripe.

Ficou popularmente conhecida por causa da epidemia mundial entre 2009 e 2010. Apesar de não ser mais considerada epidemia, ainda deve ser prevenida e tratada assim que aparecer os primeiros sintomas. Pois em casos mais graves pode levar à morte.

Sintomas

Os  da H1N1 são praticamente os mesmos da gripe comum, febre, mal estar, dores musculares, problemas respiratórios, sentir mais frio que o normal, indisposição e coriza.

Mas não para por ai, a Gripe Suína pode apresentar mais sintomas, que podem complicar o quadro do paciente. Quando não tratada corretamente a gripe H1N1 pode levar a morte.

Outros sintomas que podem aparecer com essa gripe s√£o:

  • N√°useas
  • V√īmitos
  • Diarreia
  • Insufici√™ncia respirat√≥ria
  • Dor de cabe√ßa
  • Tosse
  • Espirros

Apesar de os sintomas serem praticamente os mesmos do que de uma gripe normal, a Influenza A é muito mais séria e por isso deve ser tratada corretamente. Por isso, assim que apresentar os sintomas acima procure ajuda médica para se tratar.

Causas

A H1N1 √© tamb√©m conhecida como Gripe Su√≠na exatamente por ter se descoberto que o v√≠rus que a transmite tem origem em porcos. E devido as muta√ß√Ķes gen√©ticas passou a infectar tamb√©m os humanos.

Assim como outras doen√ßas causadas por v√≠rus e assim como a pr√≥pria gripe, a H1N1 √© transmitida por meio de secre√ß√Ķes, contato direto com saliva, por exemplo, ao beijar algu√©m infectado pelo v√≠rus. Tossir ou espirrar muito perto de algu√©m tamb√©m pode ser uma maneira de contaminar a pessoa com o v√≠rus.

No geral, o vírus começa a se manifestar em uma pessoa cerca de 4 dias após a contaminação, a partir desse momento ela já pode estar transmitindo o vírus para outras pessoas. Por isso é necessário evitar contato direto com quem tem o vírus.

Tratamento

O tratamento da H1N1 é praticamente o mesmo que o de uma gripe normal. No geral são indicados o uso de analgésicos para as dores e antitérmicos para baixar a febre. Além de pastilhas para garganta ou xaropes recomendados pelo médico.

Porém, é preciso fazer um acompanhamento durante o período da gripe, pois caso ela não seja tratada adequadamente pode ter consequências sérias, principalmente relacionadas a problemas respiratórios, que podem levar o paciente a morte.

Outras maneiras de prevenir tratar a H1N1 é de modo caseiro, utilizando chás para gripe, repouso absoluto, utilizar própolis, chá de Gengibre e mel e comer alimentos que melhoram a imunidade.

Além disso, prevenir o contágio é muito importante e já existe vacina para a gripe H1N1. E você pode tomar alguns cuidados como:

  • Lavar as m√£os sempre, principalmente quando chegar em casa e de prefer√™ncia com √°lcool em gel.
  • Beber muita √°gua
  • Evitar contato com pessoas infectadas com v√≠rus.
  • N√£o compartilhe objetos pessoais com pessoas infectadas.

Essas s√£o medidas simples, mas muito eficazes para evitar qualquer tipo de gripe!

Deixe um coment√°rio