A Sífilis é uma doença sexualmente transmissível (DST), ou seja, é transmitida por meio de contato sexual desprotegido. Ela é uma das DSTs que mais acontecem e também uma das mais perigosas.
Ela é uma doença bacteriana e em caso de ocorrer durante a gravidez pode ser passada da mãe para o bebê. Por isso é necessário o acompanhamento médico a fim de evitar isso.
Os sintomas dessa doença podem aparecer e ser visíveis por alguns dias e depois desaparecem do nada e só retornar anos depois. Por isso é necessário tratar logo no início para não ter problemas maiores no futuro.
Sintomas
A Sífilis possui alguns estágios e sintomas específicos para cada um deles.
Sífilis primária
Nesse estágio os primeiros sintomas surgem cerca de 3 semanas após o contágio da bactéria. Seu principal sintoma é conhecido como Cancro Duro, que é um pequeno caroço, avermelhado e liso coberto por uma secreção transparente.
No geral ele aparece nos órgãos genitais e não tem dor. É bem parecido com uma bolinha de pus, por isso muitas vezes as pessoas confundem essa doença com pequenas infecções na pele.
No geral depois de algumas semanas o caroço desaparece, mesmo sem tratamento. Porém isso não significa que a pessoa está livre da Sífilis.
Sífilis Secundária
Nesse estágio, os sintomas retornam após mais ou menos 8 semanas. Mas dessa vez comprometem mais partes do corpo e ainda podem causar:
- ínguas pelo corpo
- Dor de cabeça
- Cansaço
- Dores nos corpo
- Febre
- Mal estar
- Dor de garganta
- Emagrecimento
- Perda de apetite
Sífilis Terciária
Esse é o último estágio da doença e o mais grave, pois só surge anos após a contaminação e quando não foi feito nenhum tratamento nos estágios anteriores.
Ele provoca manchas por todo o corpo, mas também pode afetar funções mentais, causando demência, paralisia e perda de reflexos. Pode também causar insuficiência no coração e aneurismas.
Causa
A principal causa da Sífilis é por meio das relações sexuais desprotegidas. Porém as chances aumentam quando se tem lesões nos órgãos genitais ou na boca. Por isso é muito importante sempre fazer uso de preservativos e assim evitar essa doença.
Na Gravidez, caso a mãe tenha a doença e não tenha feito tratamento em nenhum momento da vida, são grandes as chances de ocorrer transmissão para o feto.
Tratamento
A Sífilis pode ser descoberta por meio de exames de sangue que comprovam a presença da bactéria no organismo.
O Tratamento para a Sífilis é feito por meio de vacinas de Penicilina, um dos principais antibióticos para se tratar DSTs. Mas isso irá variar do tempo de contaminação da doença e do estágio em que ela se encontra.
O tratamento dura em média 3 anos, sendo que no primeiro ano é necessário fazer exames de sangue a cada 3 meses. Já no segundo ano os exames podem ser realizados a cada seis meses e no terceiro ano apenas uma vez ao ano. Pois somente assim é possível acompanhar se a bactéria foi totalmente eliminada.
O tratamento em grávidas também é feito com a Penicilina, onde as mulheres recebem vacinas periodicamente. O intuito é evitar que doença seja transmitida para o feto.