Sisu 2019 – Inscrição e resultados (passo a passo)

Saiba, neste artigo, o passo a passo para se inscrever no Sisu 2019 e veja como conferir os resultados. O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é o mecanismo do MEC (Ministério da Educação) de ofertar vagas para universidades públicas através do Enem. Caso você seja vestibulando, deve saber que entrar para universidades públicas é uma tarefa que exige esforço, uma vez que as vagas do Sisu são limitadas. Mas, ainda assim é possível conseguir uma bolsa, basta força de vontade e tentar a sorte de uma vaga nas tão concorridas federais. Para isso, é necessário que antes de tudo você tenha realizado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), sem isso a inscrição no sistema não pode ser feita.

O motivo disso é que a nota de corte do Sisu é estabelecida pelo Enem, logo se você não realizou a prova, não terá pontuação. Neste artigo ensinaremos a você, como se inscrever no Sisu, e como pode verificar os resultados quando saírem. Continue em nosso artigo.

Pré-requisitos para participar do Sisu

Como foi dito, para poder realizar a inscrição no Sisu, é crucial que o candidato tenha realizado a prova do Enem, sem ela não será possível. Além disso, o participante precisará ter tirado nota superior a zero na redação para poder ser incluso no processo seletivo.

Outro ponto importante, é que caso você seja treineiro, não é permitida a inscrição no Sisu. Isto se dá pois, de acordo com o edital do Enem, as notas de treineiro não podem ser usadas para ingresso em instituições de ensino superior. Se você se enquadrar nas condições exigidas, realize sua inscrição e amplie suas chances de entrar em uma universidade pública.

Inscrição no Sisu

Para realizar sua inscrição no Sisu basta seguir o passo a passo abaixo, certamente com esses comandos ficará mais simples.

  • Primeiro você precisará acessar o site: sisu.mec.gov.br;
  • Clique no ícone “Inscrição”;
  • Nesta etapa você precisará ter em mãos o seu número de inscrição do Enem 2018 e a sua senha mais recente cadastrada para o Enem;
  • O site pedirá que você confirme seus dados de contato, para caso você seja selecionado, receber a notícia;
  • Tendo isto feito, você será direcionado para a tela “Minha inscrição”, por ela você acompanhará todo o processo seletivo;
  • Nesta tela você começará escolhendo sua primeira opção de curso, clicando no ícone “fazer inscrição na 1ª opção”;
  • Para procurar sua vaga você poderá pesquisar por município, nome do curso ou nome da instituição;
  • Após pesquisar você verá as opções de curso disponíveis;
  • Para verificar a quantidade de vagas e modalidade de concorrência disponível, basta clicar no curso;
  • Leia as modalidades disponíveis para o seu curso e escolha a de sua preferência clicando em “escolher esta modalidade”
  • O próximo passo é conferir todos os detalhes da opção escolhida, verificando todas as exigências e documentação necessária pedida pela instituição selecionada;
  • Clique em “confirmar minha inscrição”;
  • Volte a tela inicial para verificar se sua inscrição foi realizada com sucesso.
  • Para realizar a inscrição na 2ª opção de curso, basta seguir o mesmo passo a passo ensinado a pouco;
  • Confira diariamente as notas de corte divulgadas no site do Sisu, e observe se sua nota é suficiente para a conquista da vaga.

O período de inscrição é de 22 de janeiro de 2019 a 27 de janeiro de 2019. Fique atento a todas as mudanças do site, pois você poderá ser surpreendido.

sisu

sisu

sisu

Resultado do SISU

O resultado da chamada regular será divulgado dia 28 de janeiro de 2019, verifique se você foi selecionado. Do dia 29 de janeiro ao dia 05 de fevereiro você poderá participar da lista de espera. O período de matrícula é do dia 30 de janeiro ao dia 04 de fevereiro, então caso tenha conseguido a vaga, não deixe de fazer sua matrícula. A convocação dos candidatos em lista de espera será dia 07 de fevereiro, por isso, caso você esteja nesta lista, fique atento. Caso ainda tenha alguma dúvida, basta entrar no site www.sisu.mec.gov.br e ir até a aba “Tire suas dúvidas”. Lá eles esclarecem todas as questões que podem surgir, por mais simples que sejam.

Mas não se preocupe, a inscrição é simples de ser feita, com atenção e cuidado certamente você conseguirá realizá-la. Agora que você sabe como se inscrever, basta torcer para que sua nota seja suficiente para entrar no seu curso de interesse. Seguindo nosso passo a passo não terá erro e sua inscrição será muito mais segura. Esperamos ter ajudado neste processo.

Deixe um comentário