Como consultar o nome sujo no SPC?

Se não aconteceu com você, certamente conhece alguém que foi às compras e inesperadamente descobriu que estava com nome sujo. Assim que a documentação é apresentada ao vendedor, o mesmo realizou uma busca e descobriu seu cadastro em bancos de dívidas. Constrangedor, não acha? Boa parte da população brasileira, segundo o Serviço Central de Proteção ao Crédito, não sabe que possui restrições em seu nome. Não o bastante, quando a descobrem, não sabem como consultar a documentação relacionada com o débito. A fim de melhorar esse quadro, o Serasa criou o Serasa Consumidor, ferramenta bastante útil para avaliar suas dívidas. Veja o que ele é de fato e como pode te ajudar.

O que é o Serasa Consumidor?

O Serasa Consumidor se trata de uma ferramenta virtual para que os usuários de todo o Brasil possam consultar seu CPF. Por meio desse recurso online, qualquer pessoa cadastrada pode visualizar pendências em relação às dívidas atrasadas. Inicialmente, podem acompanhar o próprio nome para saber como seu registro de consumidor está sendo guardado e saber de suas dívidas. Além disso, ficam cientes das dívidas, como podem regularizá-las e com qual empresa fazer isso e do seu score. É um jeito mais simplificado de avaliar o que deve com conforto e segurança. O sistema tem proteção contra ataques, o que dá aos consumidores a tranquilidade que precisam na reavaliação de dividas.

Passo a passo para consultar no Serasa consumidor

Para saber como consultar o nome sujo no SPC, você precisa ser cadastrado na instituição. O processo é rápido e leva apenas alguns minutos. Veja como:

  • 1°: Acesse serasaconsumidor.com.bre clique no botão rosa “cadastre-se grátis” ao lado superior direito;
  • 2°: Assim que a página carregar, vai aparecer diversos campos para que preencha com seus dados. Insira seu CPF, nome completo, data em que nasceu, e-mail, uma senha e a assinatura nos termos do site. Se for mais acessível, pode fazer seu cadastro vinculando ele ao Facebook ou sua conta do Google;
  • 3°: Clique em “Criar conta grátis”;
  • 4°: Após isso, faça a confirmação do cadastro enviando um link de acesso ao seu e-mail ou via SMS. Basta retornar ao site, clicar em “Entrar” e digitar os dados pedidos.

Caso queira, você pode baixar o aplicativo “Serasa consumidor” em sua loja de aplicativos. Basta procurá-lo e seguir as instruções de instalação, repetindo o cadastro escrito acima.

É de graça?

O melhor de tudo é que o consumidor descobre como consultar o nome sujo no SPC sem pagar nada. É um jeito de facilitar o acesso da população aos documentos referentes às dívidas dela e como pode solucioná-las. Assim, retira seu nome e recupera o seu crédito de modo mais simples e gratuito.

O que é score?

Muitas pessoas recorrem a crédito extra para saldar dívidas, realizar planos e reorganizar suas finanças. Entretanto, é bastante comum sofrer recusas das instituições financeiras, frustrando seus planos. A reprovação vem diretamente do seu histórico de bom ou mau pagador. Por isso que efetuar os seus pagamentos conforme o acordado gera boas impressões em seu histórico, como o score. O score nada mais é do que uma nota atribuída a você com base em seu registro de pagamento. Através de uma série de variáveis se levanta uma probabilidade de que consiga pagar suas contas nos próximos 12 meses. Dessa forma, quanto maior for a sua nota, mais fácil é acessar modalidades de crédito vantajosas a você.

É importante manter uma boa nota em seu escore, este que vai de 0 a 1000. As empresas, bancos e lojas se utilizam desse sistema para avaliar você e pensar na concessão de crédito. Se te ajuda, pense nele como um currículo de suas finanças onde precisa deixá-lo o mais atrativo possível.

Para que veja a sua pontuação, siga o caminho abaixo:

  • 1°: Entre no site https://www.serasaconsumidor.com.br/score/meu-score/
  • 2°: Preencha cada informação pedida e solicite sua pontuação. Está feito.

Além do seu próprio score, poderá visualizar o score de quem mora no mesmo CEP e quem possui a mesma idade. Para quem vive na corda bamba financeira, ter o serviço como o Serasa Consumidor é uma mão na roda. Você pode visualizar sua dívida, saber a origem e como pode solucioná-la. Lembre-se que apenas a ferramenta não vai resolver o seu problema. Faça um planejamento adequado de suas finanças e deixe o seu nome em alta ás entidades de crédito.

Importante

Este artigo é de caráter informativo/explicativo e todas as informações aqui contidas foram pesquisadas na internet. Portanto, algumas informações podem sofrer alterações, ou seja, recomendo que você consulte diretamente as empresas/produtos mencionadas(os) para sanar qualquer tipo de dúvida. Agradeço a visita desde já!